Londres - Transporte em Londres


Londres é uma cidade fácil de se locomover, é dividida em zonas que vão de 1 até 6. A zona 1 é o centro da cidade e depois disso, quanto maior o número mais na periferia você está. Não importa o lado que você queira ir sempre há uma estação de metrô próxima.

E em toda estação de metrô ou trem você pode adquirir o seu Oyster card, pois vale muito a pena para economizar no transporte.


Com o Oyster card você carrega o quanto for usar e tem alguns descontos, sempre pagando menos pelas tarifas, é recomendado para quem não vai precisar pegar ônibus e/ou metrô todo dia e só de vez em quando.

Já o Travelcard (opção do Oyster que eu mais usei, recomendo para todos) é um esquema tarifário que vc carrega no seu Oyster, se quiser, e que te permite viajar livremente pelos meios de transporte (ônibus, metrô, trem, etc) por um período determinado (1 dia, 1 semana, 1 mês ou 1 ano) com uma tarifa pré-paga, você escolhe tudo.

Para carregar você deve escolher quais zonas que o seu Travelcard vai cobrir, assim vc pode viajar livremente somente nas zonas que ele cobrir.
A maioria dos pontos turísticos ficam nas zonas 1 e 2, mas verifique em que zona está localizada sua hospedagem, só pra ter certeza que você incluiu todas as zonas necessárias no seu cartão. 

Se você quiser ir a qualquer outra zona fora do seu Travelcard é só pagar a oneway trip, em qualquer maquininha no metrô, com o Oyster sai quase a metade do preço de uma passagem normal.

Confira as tarifas aqui: http://www.tfl.gov.uk/tickets/14416.aspx

Existe o Oyster para estudantes, que tem 30% de desconto em relação ao valor normal, mas só pode adquirir este se estiver devidamente morando na cidade e matriculado em alguma instituição. Vale a pena olhar o site acima para mais informações. 

Dica: Nos metrôs tem uns folhetos grátis com guias de todos os ônibus que tem em Londres e tbm folhetos com o mapa do metrô.

Para os que curtem a vida noturna, Londres dispõe de uma linha gigantesca de nightbus (ônibus noturnos), linhas que funcionam das 23h as 6h da manhã e também ônibus que rodam 24h por dia. Alguns podem demorar de acordo com o horário e região, mas funcionam, e em cada ponto você consegue ver o horário que o seu ônibus vai passar, é incrível.

Caso seu passeio não dure até tarde, talvez você ainda consiga pegar o ultimo metrô, algumas linhas funcionam até 1h da manhã.


2 comentários:

  1. Tudo isso que voçe posta sobre londres e da cidade mesmo de londres ou E alguma cidade do interior de londres?

    ResponderExcluir
  2. Cidade de Londres mesmo, as cidades do interior tem outras formas de funcionamento das coisas, fique livre para perguntar sobre alguma que eu tento responder ;D

    ResponderExcluir